sexta-feira, janeiro 21, 2011

Enchentes: soluções técnicas ou políticas?

Fonte: Prof. Djalma Junior

As áreas afetadas pelas chuvas no RJ são áreas de vale cercadas por serras. Durante anos sempre foi um sistema mantido em equilíbrio,constituído por florestas, principalmente antes da c
olonização portuguesa. A partir daí, há uma expansão urbana causando destruição da cobertura florestal resultando em processos erosivos.

De forma específica, Teresópolis é uma área composta de rochas de granito que por alterações químicas torna-se um material impermeável causando um movimento de massa que pode chegar a uma velocidade de 100 km/h. Isso é fruto de uma ocupação desordenada alterando o corte do terreno deixando a área mais íngrime tendo como resultado um gradiente de energia potencial que facilita a formação de queda de barreiras.

Ações como uma ocupação mais criteriosa, não construindo nas áreas de encostas e com medidas compensatórias, como por exemplo, manter a vegetação natural, que protege contra as quedas de barreiras, pois as raízes das árvores seguram o solo. Porém não é só de medidas técnicas que necessitamos. Medidas de cunho político precisam ser tomadas no que diz respeito ao uso e ocupação do solo. Um projeto sério de reforma agrária ajudaria no reordenamento urbano pois teríamos uma volta da ocupação do espaço rural e assim uma diminuição do inchaço urbano, pois normalmente as áreas de risco são ocupadas por pessoas de baixa renda e essas seriam a maior beneficiada nesse processo de reforma agrária.






Nenhum comentário:

Postar um comentário