quinta-feira, março 31, 2011

A degradação dos corpos d`água e os resíduos da construção civil

Na dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água, entretanto, muitas ações devem ocorrer para que possamos, realmente, comemorar. Entre elas, o fim das deposições irregulares dos Resíduos da Construção Civil (RCC) em corpos d’água e afins.

Por ser um dos mais importantes setores da economia mundial, a construção civil traz muitos benefícios para a sociedade, mas também traz muitos problemas, como o gigantesco volume de resíduos gerado. Esse problema é antigo, e só recentemente, a preocupação e busca por medidas mitigadoras estão sendo tomadas.

Grande parte dos municípios não dispõem de locais apropriados para a deposição desses resíduos, ficando a cargo das empresas coletoras e dos próprios geradores realizarem esse serviço. Assim, as deposições irregulares acabam ocorrendo, em muitos casos, com o conhecimento do poder público local.

Deposição irregular de RCC obstruindo o tráfego

Quando essas deposições irregulares são feitas na área urbana, podem provocar a obstrução do tráfego, proliferação de vetores, obstrução do sistema de drenagem, entre outros. Entretanto, o maior volume desses resíduos são depositados em corpos d’água, que além de promover o assoreamento dos mesmos, contaminam a água (superficial e subterrânea).

Os RCC’s possuem concentrações elevadas de ferro, zinco, cobre, arsênio e cádmio, muito acima do limite permitido para água potável, trazendo danos não só ao homem, mas também à vida aquática.

Deve-se ressaltar que os RCC’s não contêm somente restos de tijolos, blocos, telhas e cerâmicas. Materiais como plástico, tubos, fios elétricos, entre outros, também estão presentes nesses resíduos.

É essa variedade de materiais que causa a ‘falsa’ ideia de lixão, fazendo com que outros tipos de resíduos sejam depositados nesses locais, piorando ainda mais a situação desses corpos d’água.

Com o aumento da preocupação acerca dos RCC’s, novas tecnologias estão surgindo e novos métodos são desenvolvidos a cada dia, visando à minimização dos impactos ambientais gerados, buscando, sempre, o desenvolvimento sustentável no setor.

É fundamental que os municípios obedeçam a Resolução CONAMA 307, que estabelece diretrizes e procedimentos para o gerenciamento desses resíduos, e cabe ao cidadão (gerador, coletor e sociedade, em geral), adquirir a consciência necessária para que essas deposições irregulares cheguem ao fim.

Fonte: E esse tal meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário