sexta-feira, março 25, 2011

Vamos comemorar economizando?

Na última terça-feira, 22, comemoramos o Dia Mundial da Água. Esta semana todos parecem ficar mais conscientes e racionais sobre o seu uso. Todos economizam, tomam banhos mais rápidos, reutilizam água e várias outras ações. Durante esse tempo, aparecem milhares de campanhas para o uso correto deste bem tão preciso.

Sinceramente, essas ações são super válidas e interessantes, mas não devem existir apenas em momentos de celebração, e sim devem ser uma constante em nossas vidas.

Cuidar bem da água deve ser uma atitude que devemos ter diariamente, em todas as semanas, em todos os dias, em todos os minutos. Se você recebe água encanada bem limpinha em sua casa, não se esqueça que alguns milhões de pessoas não recebem. E isso não acontece só na África e em países pobres e subdesenvolvidos, a falta de água está no Brasil, no Nordeste, em São Paulo e mais perto do que imaginamos.

Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), 55% dos municípios brasileiros terão problemas de abastecimento de água em 2015. A ANA afirma que, para evitar o colapso, ou seja, o risco de desabastecimento, serão necessários investimentos de R$ 22,2 bilhões até 2025. Isso porque o Brasil tem abundância em recursos hídricos.

Caminhões pipa abastecem população de município no Nordeste

O governo Lula até criou o Programa Infraestrutura Hídrica, que tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água para população do Nordeste, onde a oferta desse recurso é reduzida, mas para isso precisam ser construídas barragens, adutoras, canais, poços, açudes e sistemas simplificados de abastecimento. Ou seja, para sua realização é necessário investimento.

Investimentos, projetos, boa vontade… essa seria a fórmula [quase] perfeita. As pessoas e os governos devem se unir em prol desta causa. Se nada for feito agora, o futuro pode estar comprometido.

Fonte: E esse tal meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário