sexta-feira, maio 13, 2011

Carro elétrico será testado em junho


Fonte: Blog Ciência e Meio Ambiente - JC

Silencioso e compacto, o Aris corre o risco de passar despercebido a partir de junho, quando começa a circular pelas ruas do Grande Recife. "Sustentabilidade exige simplicidade", justifica o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Sérgio Xavier, que assinou ontem (9.05) contrato de comodato com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) para realizar os testes do veículo movido a eletricidade.

O furgão da CPFL conduzirá a custo zero para os cofres públicos, durante seis meses, os técnicos e também funcionários da área administrativa da secretaria. O contrato prevê, no entanto, que o governo do Estado faça a manutenção do Aris. "Teremos que devolvê-lo nas mesmas condições que recebemos", diz o secretário.

Mais que divulgar um veículo que usa tecnologia limpa, Sergio Xavier quer uma montadora de carros elétricos em Pernambuco. "Um relatório recente do Pnuma (Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente) aponta dez eixos básicos para a economia de baixo carbono. Investir em empresas que desenvolvem energias alternativas é um deles."

O vice-presidente da CPFL, Paulo Cézar Coelho Tavares, a produção em larga escala pode baratear o preço do modelo. "Hoje um Aris custa R$ 80 mil, incluindo os impostos. Se fabricado numa montadora, com aproximadamente 30 mil unidades ao ano, esse custo é reduzido entre 30% e 40%", estima o engenheiro.

Apenas a carroceria, em alumínio, tem tecnologia 100% brasileira. O motor é fabricado na Itália e a bateria, na China. "Quanto mais leve, mais aumenta a eficiência", explica Paulo Cézar Coelho. Para o secretário Sérgio Xavier, carros desse tipo ajudam a solucionar problemas ambientais e também de mobilidade. "No lugar de um automóvel grande, uma pessoa que costuma ir de carro ao trabalho sozinha pode usar um carro como o Aris, que não polui a atmosfera e ocupa menos espaço nas ruas", exemplifica.

O veículo está em fase de testes pelos Correios de Campinas, em São Paulo, desde setembro. Como tem capacidade para 300 quilos e acomoda duas pessoas, pode ser ainda um carro de frota. "Outra possibilidade é ser usado como táxi, que normalmente transporta apenas uma pessoa", sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário