terça-feira, maio 17, 2011

DICA DE LIVRO: A TEIA DA VIDA

Esse blog irá a partir de hoje dar dicas de livros e vídeos sobre a temática ambiental.

"A teia da vida" livro do físico e escritor austríaco Fritjof Capra irá abrir essa seleta lista.



A Teia da Vida: uma Nova Compreensão Científica
dos Sistemas Vivos - Fritjof Capra - RS 35,00 em média

O livro trata das questões ecológicas e da nossa maneira de enxergar o mundo, forçando a mudança da uma visão cartesiana para a sistêmica. Ele narra desde o tempo em que a terra era uma bola que soltava fogo pelas ventas, passando por todo o processo que a fez resfriar e, por isso, dar lugar a proliferação da vida. Sua teoria de que a Terra, Gaia, é auto-poiética (do gregoauto “próprio”, e poiesis “criação”) – ou seja, é um sistema autônomo que está constantemente se autoproduzindo e autorregulando -, comprova através desta característica que, do aparente caos, há o equilíbrio da vida. Logo, afirma que Gaia é um organismo vivo.

A evolução da vida, de simples bactérias que usavam hidrogênio como elemento essencial a vida, até a sua evolução em captar o oxigênio do ar, passando pelo que é considerado um dos maiores saltos evolutivos da história do planeta e aquilo o que faz ser possível a vida na Terra como a conhecemos hoje: a fotossíntese do oxigênio. A percepção de que o que nos levou a evoluir como único ser pensante da Terra foi a capacidade de abstrair (adorei isso!) e que o sexo é uma evolução, e não um instinto fadado ao desuso, fazem parte das teorias interessantíssimas que o livro traz a tona.

As dinâmicas de relacionamento entre tudo e todos, de que a vida na Terra é uma constante simbiose,onde há muito mais uma colaboração entre os organismos do que uma guerra sangrenta, onde o mais forte sobrevive. Peço sua reflexão para este trecho:

“O reconhecimento da simbiose como uma força evolutiva importante tem profundas implicações filosóficas. Todos os organismos maiores, inclusive nós mesmos, são testemunhas vivas do fato de que práticas destrutivas não funcionam a longo prazo. No fim, os agressores sempre destroem a si mesmos, abrindo caminho para outros que sabem como cooperar e como progredir. A vida é muito menos uma luta competitiva pela sobrevivência do que um triunfo da cooperação e da criatividade. Na verdade, desde a criação das primeiras células nucleadas, a evolução procedeu por meio de arranjos de cooperação e de co-evolução cada vez mais intrincados.”

Este livro pode e deve ser apreciado não somente por quem tem interesse nas intricadas relações do meio ambiente. Ele insere e possibilita também percepções filosóficas, científicas e psicológicas sobre nós mesmos.

Fonte: Esse tal meio ambiente


Um comentário:

  1. Caro Djalma,

    Insisto em concordar que os "barbudos" do século XVIII/XIX fizeram previsões, diria, quase que milagrosas. E ainda hoje, são chamados de ultrapassados. o "barbudo" Darwin denominou a síntese de todo esse processo de "EVOLUÇÃO". Da mesma forma que Marx o fez em relação ao capitalismo. E não é que os barbudos tem razão !?? ABS

    ResponderExcluir