terça-feira, maio 03, 2011

Estudo revela número de internações por falta de saneamento básico em Jaboatão dos Guararapes

Fonte: Blog Lagoa Olho d´água

O Instituto Trata Brasil realizou um estudo recente que revelou o número de internações de adultos e crianças em virtude da falta de saneamento básico no Brasil. Jaboatão dos Guarararapes aparece como o 11º município do Brasil com mais de 300 mil habitantes, que mais interna pessoas por problemas no saneamento básico.

Em 2008, o número de internações por diarréia em Jaboatão chegou a 219,7 para grupo de cada 100 mil habitantes. Entre as crianças, o número foi assustador: entre os anos de 2007 e 2008, 1856 crianças, de 0 a 5 anos de idade, foram internadas com problemas de diarréia.

O estudo revela ainda que os Estados do Norte e Nordeste do Brasil, respectivamente, apresentam os piores índices. Em pesquisa anterior, Jaboatão foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como a 6ª pior cidade e coleta e tratamento de esgoto do Brasil.

GASTO COM SAÚDE

A falta de saneamento básico faz o Estado elevar o gasto com saúde. O grande número de internações em Jaboatão fez o município gastar em 2008, apenas com as internações, a quantia de R$ 72.444,00 mil reais (FONTE DATASUS - Ministério da Saúde).

Graças a essas internações, a taxa de mortalidade por diarréia não foi considerada alta. Para o grupo de 100 mil habitantes, em 2007 a taxa foi de 0,87% e em 2008, de 0,38% (morrem de 4 a 8 pessoas por ano). Mas essas mortes poderiam não existir se a qualidade do saneamento em Jaboatão fosse menos precária.


Quando se fala em mortalidade em virtude das internações por diarréia, Jaboatão ocupou em 2008 a posição do ranking 52º entre as 80 cidades pesquisadas.

PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

Para que um município receba recursos do Governo Federal para investimento em saneamento básico é necessário a elaboração de um PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO, de acordo com a lei federal nº 11.445/2007. Como Jaboatão não possui este plano, já deixa de receber recursos para o setor a partir deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa de Jaboatão, já existem recursos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento. A prefeitura informa que em breve ele estará pronto, mas não foi dada uma data específica para a conclusão do mesmo.

PARA LER O ESTUDO COMPLETO DO INSTITUTO TRATA BRASIL, CLIQUEAQUI

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde.

    Meu nome é Rodrigo, sou funcionário do site TemporadaFora.
    A razão pela qual eu estou lhe escrevendo, é porque nós estamos com

    um projeto de conscientização através do humor, para podermos atingir

    um público maior.

    Você pode conferir nosso trabalho em http://temporadafora.com/vlog,

    porém, pelo que eu li do post de vocês verifiquei que tem tudo a ver

    com nosso próximo filme que é exatamente sobre esgoto sem tratamento

    despejado diretamente nas praias/oceanos, e por isso eu adoraria

    poder mostrar o episódio para vocês antes que vá ao ar, para que

    assim possamos corrigir quaisquer coisas de última hora.

    Peço desculpas antecipadas por contatar somente agora, mas eu só

    consegui achar o blog agora através de um amigo.

    Sinta-se livre de me contatar diretamente no meu email.

    rodrigo@temporadafora.com

    Agradeço a atenção, Rodrigo.

    ResponderExcluir