quarta-feira, maio 04, 2011

LAGOA OLHO D´ÁGUA : VOCÊ SABIA ?

Irei passar pra vocês uma série de informações sobre a Lagoa Olho D`Água, também chamada de Lagoa do Náutico, que muita gente não sabe. Uma área de grande importância para o equilíbrio da nossa biodiversidade e que continua sendo tratada com descaso por nossos governantes. Existe um projeto de revitalização da área que nunca saiu do papel, mesmo tendo recursos para tal.

Esse texto foi retirado do Blog Lagoa Olho D´Água.

Você Sabia?

· Que a Lagoa Olho D'água é a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil, sendo duas vezes maior que a Lagoa Rodrigo de Freitas (mesmo tipo de formação) no RJ?

· Que nas margens da lagoa vivem 50 mil pessoas e nos bairros ao redor mais 150 mil, totalizando 200 mil habitantes que são afetados direta e indiretamente pela lagoa?

· Que diariamente a Lagoa Olho D'água recebe mais de 20 milhões de litros de esgoto não tratado?

· Que atualmente a lagoa está assoreada e sua profundidade é de menos de 80cm? No passado já teve mais de 8 metros!

· Que os alagamentos em vários bairros da zona sul de Jaboatão são provocados pelo assoreamento da Lagoa Olho D'água? Como a lagoa está cheia de lama e lixo, a água das chuvas não tem para onde ir, provocando os alagamentos.

· Que atualmente existem 109 milhões de reais (oriundos do PAC) disponíveis para a revitalização da lagoa, que a primeira etapa (construção de conjunto habitacional para abrigar famílias que serão realocadas) já começou e tem previsão de conclusão em 2011?

· Que esse valor não é suficiente para a revitalização total da lagoa?

· Que é obrigação dos municípios desenvolverem planos de saneamento básico, de acordo com a lei 11.445?

· Que Jaboatão poderia estar participando ativamente da revitalização se elaborasse esse plano de saneamento básico?

· Que sem plano de saneamento básico o município não pode obter recursos do governo federal para investimentos no setor de saneamento?

· Que o prazo final para entrega desse plano é em dezembro de 2011?


Se não sabia, pense a partir de agora em quem você vai votar nas próximas eleições??

Nenhum comentário:

Postar um comentário