Fonte: Djalma Junior
Sendo assim, consumo consciente é o que atende as necessidades da geração atual sem prejuízo para as gerações futuras. É saber usar pára nunca faltar! É saber aprimorar suas escolhas, optando por produtos ecologicamente corretos e socialmente justos.
Nos países desenvolvidos há uma filosofia de que consumo consciente, além de não prejudicar o meio ambiente, é uma forma de que todas e todas tenham acesso a produtos e serviços que atendam às suas necessidades básicas de consumo.
O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa que envolve o estado, movimentos sociais e a população em geral.
Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?
São ações cotidianas concretas como essas que permitem a qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente melhorando a qualidade de vida de todos. O conceito de consumo consciente é bem amplo e vai além das questões como direito do consumidor e da reciclagem de lixo, por exemplo. Ele dá a condição ao consumidor de ser protagonista no contexto social, político e cultural. O consumidor consegue um empoderamento e busca usá-lo em beneficio de uma sociedade mais sustentável. Ele deixa de ser apenas um consumidor comum e passa a ser um “consumidor cidadão”.
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