domingo, maio 01, 2011

Palmeiras X Corinthians: Quem ganha é o meio ambiente

Blog E esse tal meio ambiente?

Domingo (01/05) é dia de clássico no futebol Paulista, entretanto, Palmeiras e Corinthians deixaram a rivalidade dentro de campo e se aliaram na preservação do meio ambiente, fato inédito no Brasil. O responsável por essa atitude é o projeto “Jogando Pelo Meio Ambiente“, uma iniciativa do Banco Cruzeiro do Sul, criada pela agência de comunicação e marketing, Nova Estratégia.

O projeto tem como objetivo, combater o aquecimento global, promovendo a responsabilidade socioambiental por meio da grande paixão nacional, o futebol. As ações do projeto é baseada na compensação e redução dos gases de efeito estufa e na educação socioambiental.

A redução dos gases ocorre quando há coleta seletiva, uso de materiais reciclados, economia de energia, uso racional da água, entre outras atitudes. Ambos os times e o banco participam de workshops para conhecer melhor o assunto e adotar essas práticas.

Já a compensação ambiental, será feita através do plantio de árvores. A cada derby (clássico entre Palmeiras e Corinthians), serão plantadas 400 árvores, no mínimo (caso o placar seja 0 x 0), sendo 100 árvores para cada time e mais 100 para cada goleiro que não tomar gol. Em caso de gol, serão plantadas mais 100 árvores para cada gol marcado. E a cada pênalti defendido, mais 200 mudas serão plantadas.

O projeto tem como novidade, o Campeão do Meio Ambiente, que fará um plantio bônus caso um desses times sejam campeões do Paulistão (1000 árvores), Copa Sul Americana (3000 árvores) e Brasileirão (3000 árvores).

O local do plantio dessas árvores é designado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, e a realização é feita pelo Instituto Ecoar, que também é responsável por conceber e implantar o programa de educação socioambiental, dando a orientação necessária para que as metas sejam alcançadas.

Só com a conscientização e a sensibilização das pessoas é que haverá a educação ambiental, assim, durante os jogos, são distribuídos materiais promocionais do projeto. Além disso, membros dos times e das torcidas organizadas participaram de oficinas e workshops com orientações para práticas ambientais responsáveis.

E sem esquecer a rivalidade, os goleiros e padrinhos do projeto, Deola (Palmeiras) e Júlio César (Corinthians) combinaram que, ao fim da temporada, o time que plantar menos árvores deverá fazer uma doação de cestas básicas.

A atitude pioneira desses dois grandes times é louvável, mostrando que ainda há muito a ser feito pelo Meio Ambiente, e que cada um pode e deve fazer a sua parte.

Por que não seguirmos, aqui em Pernambuco, o exemplo dos clubes paulistas?

Eis ai a sugestão para nossos clubes Pernambucanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário