domingo, junho 05, 2011

5 DE JUNHO - DIA DO MEIO AMBIENTE - NÃO HÁ O QUE COMEMORAR!

Fonte: Djalma Junior

Hoje, dia 5 de junho comemorá-se o dia mundial do meio ambiente e a cada dia percebemos a falta de respeito das autoridades e da própria população com a natureza. Eis ai alguns razões para não termos o que comemorar nesse dia:

Em nível de Brasil tivemos agora há pouco uma péssima notícia que foi a aprovação do código florestal que representa um grande retrocesso na proteção de nossas florestas. Esse código representa a legalização do desmatamento e da destruição dos recursos naturais em nosso país.

A falta de investimento em energias alternativas como a eólica e a solar também preocupa nos preocupa pois, sabemos que as usinas hidrelétricas apesar de produzirem uma energia" limpa" causam grandes impactos sócio-ambientais, sem falar nas termoelétricas e nas usinas nucleares que estão sendo desativas pelos países europeus.

A questão dos resíduos sólidos também é uma problemática séria em nosso país o lixo é algo que ainda não é encarado como algo a ser reaproveitado trazendo benefícios econômicos gerando emprego e renda, ambientais impactando menos a água, o solo e o ar e sociais melhorando a qualidade de vida das pessoas inclusive do ponto de vista de saúde pública.

Questões como saneamento básico onde as pessoas não possuem rede de esgoto, água tratada são pontos básicos que em nosso país ainda deixamos muito a desejar. Na cidade onde moro, Jaboatão dos Guararapes, segunda maior cidade do estado, temos apenas 8% de esgoto tratado sendo umas das cidades menos saneadas do Brasil, isso é uma vergonha Sr. Elias Gomes(prefeito de Jaboatão há mais de 2 anos).

E ainda temos a falta de educação das pessoas que jogam lixo nos canais, nas ruas tornando nossa cidade mais suja. Na cidade de Jaboatão dos Guararapes temos uma secretaria de meio ambiente que não desenvolve nenhum trabalho junto à comunidade no sentido de conscientizá-las no tocante à coleta seletiva e a reciclagem. A lagoa Olho d´água que é a maior área de restinga do Brasil se encontra abandonada e assoreada fruto do abandono de todas as administrações que passaram até agora. Existe um projeto de revitalização criado pelo governo do estado que ainda não saiu do papel. A falta de políticas públicas sócio-ambientais estão deixando fauna, flora e moradores da área penando em busca de uma solução.

Por isso, o blog não tem nada a comemorar nesse dia pois não só o país, mas o município de Jaboatão dos Guararapes ainda não cumpre com as determinações da agenda 21 e não estão sintonizados com a proposta da sustentabilidade. Precisamos de uma mudança profunda de mentalidade e isso se consegue com educação, coisa que nosso país e nosso município ainda não oferecem. E você acha que há o que comemorar?





Nenhum comentário:

Postar um comentário