quinta-feira, junho 30, 2011

PANFLETAGEM E O TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE

Fonte: Djalma Junior

Nesse artigo gostaria de levantar um tema polêmico: a panfletagem comercial. Não se deve aqui generalizar e dizer que todas as empresas adotam as práticas que irei expor, porém, percebemos de maneira freqüente que as ações são facilmente notadas principalmente em cidades onde há grande expansão comercial e imobiliária.

Ao meu entender a panfletagem desordenada fere o tripé básico da sustentabilidade: as ações são socialmente injustas, ambientalmente incorretas e economicamente inviáveis.

Do ponto de vista social observa-se uma maior gravidade do que as variáveis econômicas e ambientais. É algo desumano o que vemos nas nossas avenidas: fazer com que pessoas passem 8 horas num sol causticante entregando papéis nos sinais, com bandeiras e até com estruturas de metal sobre seu corpo, por diárias de R$ 15,00 a R$20,00 sem direitos, benefícios, absolutamente nada.

Claro que as pessoas se submetem a isso por necessidade, pois temos um grande déficit de mão-de-obra qualificada. Porém é necessário que as grandes agências de publicidade busquem novas formas de divulgação onde se possa dá oportunidade dessas pessoas terem uma renda fixa e de forma regularizada.

Na perspectiva econômica não precisa ser expert em marketing ou publicidade para perceber que esse tipo de propaganda tem uma viabilidade baixíssima. Basta observar como são entregues os panfletos: sem nenhum critério e sem haver uma análise prévia do público-alvo. A estratégia utilizada é colocas os trabalhadores em locais de grande fluxo de pessoas, como sinais de trânsito. A lógica diz que entre milhares de impressos um vai gerar venda. Isso só faz agravar problemas ambientais como o aumento do lixo nas ruas, entupimento de bueiros causando enchentes, poluição dos cursos d´ água, consumo de papel proveniente de fontes desconhecidas, além da quantidade de CO2 emitida em todas as etapas da produção.

Nós podemos com uma ação tentar enfraquecer essa prática: não receber esses panfletos e encartes que são distribuídos e que só fazem deixar mais feia nossa cidade. Dessa forma forçaremos as agências a investir em pesquisa de novas formas de atingir o consumidor, sendo uma das formas a utilização das novas tecnologias.

2 comentários:

  1. Gostei do artigo Djalma. Apesar de minha formação ser em publicidade e saber que a panfletagem tem sucesso em casos específicos, esse tipo de publicidade é bem nocivo ao meio ambiente, de verdade. Além de ser invasivo e desumano com as pessoas que fazem este tipo de trabalho.
    Parabéns pelo blog,

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  2. Prezado Djalma, sou jornalista e resido em new york, mas sou natural de Jaboatão do qual acompanho por blog's e e-mail's de parentes e amigos em Jaboatão. Identifiquei seu blog no blog da lagoa e percebendo sua qualificação acadêmica e seu compromisso com o meio ambiente, desejo me corresponder com você para contribuirmos para a melhoria do meio ambiente. Tenho tentado contribuir cobrando dos governantes que façam sua obrigação, a Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão esta inoperante e sem estrutura de trabalho, foi o que me disseram, e parece ser verdade por pouca atuação, se você tiver condições desejo que verifique em loco e me relate o que viu, fico grato se você o fizer. Meu e-mail chicoimprensa@gmail.com

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