quinta-feira, julho 07, 2011

BOLSA VERDE: VIDA EM RISCO POR R$300,00.

O Bolsa Verde, programa de transferência de rende que irá destinar R$ 300,00 a famílias carentes que prestarem serviços ambientais, ações de conservação em florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável tem sido um dos pontos discutidos pela Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira que alerta para o papel da biodiversidade na erradicação da pobreza.
Existe um programa parecido em Minas Gerais onde produtores rurais são pagos para promoverem a conservação e também para os que desejam recuperar áreas desmatadas.
O programa do governo possui um modelo diferente onde serão beneficiadas famílias carentes que moram em áreas de conservação. Essas áreas devem ser federais, mas o programa será expandido para outras áreas de conservação. Um fato interessante do programa é que ele faz parte do Brasil sem Miséria, programa do governa que objetiva retirar 16,2 milhões de brasileiros da miséria.
O pagamento do Bolsa Verde será feito com o cartão do Bolsa Família. O Programa Brasil sem Miséria ainda prevê a capacitação e o treinamento de 1,7 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos até 2015. Porém ainda não está definido se as pessoas que serão contempladas com o Bolsa Verde serão capacitadas para realizar serviços ambientais.
Dentre os fatores negativos temos o valor irrisório da bolsa além dessas pessoas terem que lidar diretamente com grileiros e madeireiros. O clima nessas regiões é bastante violento e vários extrativistas foram mortos por defender as unidades de conservação e se recusarem a sair do local. Temos o trágico quantitativo de 5 pessoas mortas em apenas duas semanas do mês de junho.
O Bolsa Verde parece um bom programa de transferência de renda e de apoio a famílias que irão prestar serviços ambientais, mas se não tiver toda uma fiscalização das áreas de conservação, capacitação e proteção das mesmas que irão fazer denúncias contra grileiros e madeireiros, estaremos apenas colocando em risco a vida dessas pessoas.

Fonte: Djalma Junior

Um comentário:

  1. Acho que não vai dar certo, pois as pessoas vão temer denunciar os madereiros. Ao invés da Bolsa Verde, deveriam dar proteção aos que denunciassem. Mas esse governo adora dar bolsa isso, bolsa aquilo, bolsa não sei o que lá...

    ResponderExcluir