terça-feira, julho 12, 2011

Coleta Seletiva como Estratégia de Educação Ambiental

Fonte: Djalma Junior

A produção de resíduos sólidos vem fazendo parte do cotidiano do ser humano nos últimos anos. Percebe-se que a grande expansão populacional, onde grande parte dela se desloca para os centros urbanos alterando a dinâmica da ocupação dos solos e o consumo baseado em padrões insustentáveis vem fazendo com que os problemas causados pelos resíduos gerados sejam mais perceptíveis. Sendo assim, esses resíduos, considerados em outras situações como rejeitos, precisam ter um manejo e destinação adequados.

A primeira experiência de coleta seletiva no Brasil ocorreu em 1985, em Niterói (RJ), em São Francisco, bairro residencial e de classe média.Atualmente, menos de 10% dos municípios brasileiros desenvolvem programas de coleta seletiva segundo dados do IBGE e da CEMPRE. Concentrados nas regiões Sul e Sudeste, a maioria desses programas tem abrangência territorial limitada e desvia dos aterros sanitários um volume de materiais recicláveis crescente, porém pouco significativo, se comparado aos volumes desviados pelos catadores avulsos.

A coleta seletiva além de sua importância para a sustentabilidade do planeta vem dando um caráter de inclusão social e geração de emprego e renda aos setores mais excluídos de nossa sociedade aquecendo a economia e aumentando a formalidade de empreendimentos através de cooperativas.

Dentre as vantagens da coleta seletiva estão a redução dos níveis de poluição ambiental que ocasionam doenças, economia de recursos naturais e o aumento do tempo de vida útil dos aterros sanitários.

A coleta seletiva é uma metodologia que tem por objetivo minimizar o desperdício de matéria-prima e a reciclagem a forma mais racional de gerir os resíduos sólidos urbanos.Dessa forma, a reciclagem, na sua essência, é uma maneira de educar e fortalecer nas pessoas o vínculo afetivo com o meio ambiente, despertando o sentimento do poder de cada um para modificar o meio em que vivem.


Um comentário:

  1. oi professor eu sou sua aluna do turno da manha e nao fui na aaula passada....
    por favor se daqui pr segunga ver este comentário mandar noticias da aula se tem trabalho algo assim darlynsilva@bol.com.br

    ResponderExcluir