quinta-feira, julho 14, 2011

Descartáveis: Um problema nas Escolas Municipais de Jaboatão dos Guararapes

Fonte: Djalma Junior


Hoje vou falar de uma questão séria em nossas escolas: a geração de resíduos sólidos e a destinação inadequada dos mesmos. Em pesquisa feita na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, especificamente na Escola Municipal Dr. Maurício Martin de Albuquerque,que foi transformado num artigo científico que foi produzido por mim, a professora de educação infantil Amanda Tabosa e Welisson Henrique foi detectada uma geração exagerada de descartáveis(60%), pois a merenda escolar do município é terceirizada. Essa prática vem causando problemas ao meio ambiente pois não há um planejamento para gerenciamento desses resíduos. Não há um programa eficaz de coleta seletiva e programas de educação ambiental são feitos de forma pontual e de forma solta.
É necessário que haja redução desses resíduos incentivando os alunos a trazerem garrafas e copos reaproveitáveis, assim como implementar uma política séria de gestão de resíduos sólidos integrando a comunidade reduzindo impactos ambientais e gerando emprego e renda.
Jaboatão dos Guararapes hoje se encontra na contramão das políticas de sustentabilidade. Com a palavra o Prefeito Elias Gomes e a Secretaria de Meio Ambiente.
Logo colocarei aqui, na íntegra o artigo científico que foi um TCC do Curso de Sistemas de Gestão Ambiental do IFPE.





Um comentário:

  1. Sou repórter do Jornal A Verdade.PE. Temos interesse em fazer uma entrevista com o senhor por telefone. Iremos abordar justamente esta questão. Seria possível o senhor entrar em contato conosco pelo número: (81) 8863.8786? Tratar com Thiago

    ResponderExcluir