terça-feira, julho 05, 2011

Lixo Urbano: Responsabilidade de todos


A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT - define “lixo” ou “resíduos sólidos” como sendo “ restos das atividades humanas, consideradas pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semi-sólido ou liquido, desde que não seja passível de tratamento convencional”.
Analisando com profundidade essa definição podemos perceber que existe uma grupo grande de produtos que não nos são úteis após um certo tempo. São eles: o plástico, metal, papel, vidro, etc.
Observando os cantos da cidade onde moro(Jaboatão dos Guararapes), percebo que nós seres humanos temos no inconsciente o hábito de não ligar para o lixo que jogamos, pois alguém que tem interesse direto no mesmo irá recolher ou tratá-lo.
O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causada por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos. Doenças graves que, dificilmente imaginaríamos que viriam de atitude que por ventura, pode ter sido cometido por nós mesmos ou por parentes e/ou amigos.
A falta de políticas públicas por parte dos municípios também impede que possamos avançar nesse tema. Com a regulamentação da Política Nacional de Resíduos os municípios serão obrigados a gerir seus resíduos a partir da coleta seletiva e as empresas deverão implementar ações de logística reversa, ou seja, terão que aceitar do consumidor os resíduos gerados pelos produtos que vendeu. Terão a partir de agora responsabilidade pela destinação desses resíduos.
Também teremos que até 2014 eliminar os lixões buscando a construção de aterros sanitários onde os resíduos são compactados, o chorume tratado e os gases provenientes da decomposição, principalmente o Metano, são coletados.
De nada adiantará a implementação de políticas se não houver um trabalho de sensibilização das pessoas para a mudança de valores buscando a redução do consumo, o reaproveitamento e a reciclagem dos materiais. Ações na área de educação ambiental formal e informal são fundamentais para o sucesso de campanhas e para que a nossa cidade possa ter um aspecto mais agradável, pois a responsabilidade é de todos nós.

Temos ai mais dados interessantes sobre os resíduos sólidos urbanos:

Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), entre lixo domiciliar e comercial, são produzidas por dia 2 milhões de toneladas, o que equivale a 700 g/hab dia. Em Nova York, porém, são gerados 3 kg de lixo/hab dia, enquanto em São Paulo esse número chega a 1,5 kg/hab dia (IBGE, 2000).
. O Brasil concentra 3% da população mundial, produz de 125 a 130 mil toneladas/dia de lixo, resultando em 45 milhões de toneladas por ano e é responsável por 6,5% da produção de lixo no mundo.

Fonte: Djalma Junior

2 comentários:

  1. Precisamos estar refletindo sobre o grande número de lixo produzido em nossas escolas. A merenda ainda é servida em descartáveis e isso gera um número absurdo de lixo e poluição do ambiente. Precisamos estar debatendo sobre as possibilidades que podem amenizar e sanar todo esse problema.
    Parabéns pelo blog Djalma. Está levantando temas importantes e nos informando demais...

    ResponderExcluir
  2. Olá Djalma,sou professora de geografia,moro em Juina-MT,E tenho percebido que o lixo na periferia próximo a nossa chácara esta aumentando cada dia a mais.Já falei com algumas pessoas mas parece que tudo bem.São muitos: sacolinhas plásticas,pneus(trator),fogão,bicicleta,animais (cachorros ,carneiros,vacas tudo jogado a céu aberto.que vai,me incomodando por que a cada dia o cenário esta mais feio é lamentável o fazem com o com MEIO AMBIENTE. Já fotografei amanha vou filmar e tentar conter este ato .Mas gostaria de ajuda para que caminhos tenho que seguir.Desde já um grande abraço.

    ResponderExcluir