quarta-feira, julho 27, 2011

Jaboatão : Caos no transporte público

Todos nós que transitamos pelas ruas de Jaboatão, seja com transporte público seja de automóveis, sabemos do caos que se encontra o transporte e o trânsito desse município. Ônibus de péssima qualidade sem nenhum conforto , permissionários sem nenhuma qualificação, sem falar no VEM, sistema de créditos eletrônicos que a maioria dos microônibus ainda não possuem fazendo com que as pessoas paguem a passagem com um direito assegurado.
O trânsito é mal sinalidado e as vias estão totalmente ocupadas pelas pessoas que se aventuram junto aos veículos não ter espaço nas calçadas ocupadas por camelôs e pela falta de fiscalização da prefeitura nos estabelecimentos comerciais que invadem o espaço público.
Há um consenso entre especialistas que a solução para melhoria do transporte público no município passa pelo investimento em corredores de ônibus, ampliação da rede de metrôs e oferta de ciclovias em nossas avenidas. Vivemos numa cultura totalmente dependente do automóvel e se continuarmos nesse ritmo entraremos numa imobilidade urbana se não houver investimentos em veículos não-motorizados e públicos. É nesse contexto que Jaboatão dos Guararapes precisa se inserir oferecendo políticas públicas para a sociedade. Mobilidade urbana é um importante para a qualidade de vida da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário