terça-feira, julho 26, 2011

Para Prefeitura de Jaboatão Saneamento não dá voto

O saneamento básico é um dos problemas mais graves de Jaboatão dos Guararapes. Essa deficiência é fruto da falta de investimento do Governo do Estado através da Compesa e do município. Segundo o Instituto Trata Brasil, Jaboatão está entre os 10 piores cidades quando o assunto é saneamento básico.
O prefeito Elias Gomes prometeu resolver o problema do saneamento básico na cidade, mas como diz o ditado popular que " saneamento não dá voto porque fica em baixo da terra" pouco foi feito nesse período. Promessas, nada mais que promessas.
As chuvas chegaram e Jaboatão está com problemas sérios de deslocamento com ruas instrasitáveis, sem falar em deslizamentos em áreas de risco. O prefeito preferiu culpar a natureza quando deveria ter tomado atitudes preventivas.
Acesso a serviços de esgoto sanitário, drenagem urbana e destinação adequada dos resíduos sólidos são alternativas para resolução de problemas crônicos em nosso município como a proliferação de doenças, alagamentos e barreiras em área de risco. Um trabalho de educação ambiental também se faz necessário.
Infelizmente o Prefeito Elias não consegue integrar secretarias estratégicas como Cidades, Educação, planejamento e meio ambiente em ações para melhoria da qualidade de vida da população.

5 comentários:

  1. Foi prometido que Jaboatão elaboraria este ano o Plano de Saneamento Básico, exigido por lei federal. Apesar de ser uma obrigação da Compesa investir neste setor, o município tem que ter as diretrizes elaboradas no plano municipal de saneamento. Vamos torcer e cobrar para este plano sair do papel o quanto antes, ou Jaboatão deverá perder já partir de 2012, financiamentos da união para investimentos no setor. Vou procurar me informar como está o andamento deste processo. Parabéns pelo blog Djalma.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Herbert. Jaboatão tem perdido uma série de investimentos por não possuir um plano de saneamento, ou seja, o município não vem se planejando e por isso deixa de captar recursos não só em saneamento mas em várias áreas. Um dos grande problemas de Jaboatão é a falta de quadros quie elaborem projetos para o município.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela artigo Djalma. Sempre com bons conteúdos e amplos nas análises.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Djalma...Penso que o seu blog e o da lagoa deveriam ser um canal direto com a prefeitura, pois tem sido nossos olhos e ouvidos. Eles precisavam de alguém com esse olhar na equipe e procurar junto à população sanar esses problemas que tanto afligem a cidade toda, mais ainda as comunidades mais pobres.

    ResponderExcluir
  5. Cade os 57 milhões que o Senador Sergio Guerra (PSDB) prometeu ao Prefeito Elias Gomes (PSDB) para obras de saneamento ?
    Sérgio Guerra ajuda o aliado tucano Elias Gomes com R$ 57 milhões em emendas para saneamento.
    Veja matéria publicada no Blog do Jamildo em 07.01.2010.
    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2010/01/07/sergio_guerra_ajuda_o_aliado_tucano_elias_gomes_com_r_57_milhoes_em_emendas_61176.php
    Do valor total obtido, R$ 57 milhões foram através de emendas do senador Sérgio Guerra, que comemorou a conquista. “Esses recursos são importantíssimos para o município, que é o segundo mais importante de Pernambuco e necessita de muitas obras estruturadoras. Com esse valor à disposição, o prefeito Elias Gomes, do PSDB, poderá dar encaminhamento à estruturação da cidade, que é um grande requisito da população”, disse Guerra.

    ResponderExcluir