segunda-feira, janeiro 30, 2012

CTR CANDEIAS: IMPORTÂNCIA NO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Sábado(28/01) em uma visita técnica pelo curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental estive no Aterro Sanitário - CTR -CANDEIAS localizado em Muribeca-Jaboatão dos Guararapes onde podemos ver in loco todo o processo de tratamento de resíduos não-perigosos.
Além de um Aterro Sanitário e industrial a CTR CANDEIAS possui estação de tratamento do CHORUME( líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos.), reciclagem de entulhos, laboratório, centro de educação ambiental, viveiro de mudas, monitamento ambiental e social da área do projeto, e em médio prazo, a geração de energia limpa a partir do biogás METANO, com geração e venda de créditos de carbono.
O trabalho sócio-ambiental é feito pela empresa em parceria com asssociações de agentes ambientais gerando emprego e renda e dando cidadania à essas pessoas. Crianças e adolescentes também passam por um trabalho de sensibilização através de aulas de educação ambiental.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos sancionada em 2011, estabele que o país acabe com os lixões até 2014. É importante a construção de aterros sanitários desse porte, porém mais importante ainda é o investimento na coleta seletiva de lixo para a redução de quantidade de resíduos, pois os aterros possuem um tempo de vida útil de, em média, 15 anos.
Educação Ambiental é fundamental para termos uma sociedade mais sustentável em termos de resíduos sólidos.

4 comentários:

  1. oi meu nome é michelle vc trabalhalactr

    ResponderExcluir
  2. como eu faço para conseguir estagio e

    ResponderExcluir
  3. estou com uma carta recomendação de BETINHO GOMES ja liguei ctr e n consigo falar com ninguem e a que responsavel posso entregar a carta

    ResponderExcluir
  4. boa noite desculpe o encomodo mas eu preciso falar com vc urgente eu mndei imal para responsavel anna cclaudia e até agoran deram resposta

    ResponderExcluir