quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Olímpia propõe que consumidores ganhem desconto por não usar sacolas plásticas

RIBEIRÃO PRETO, SP - A Prefeitura de Olímpia (438 km de São Paulo) quer a substituição de sacolas plásticas no comércio local e, para isso, propõe que o consumidor que não usar a sacola terá direito a um desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados.

O comércio seria, ainda, obrigado a receber sacos plásticos entregues pela população e, a cada 50 sacolas devolvidas, o consumidor teria direito a receber um quilo de arroz ou feijão -o material seria destinado à reciclagem.

Todas as sacolas recolhidas devem ter uma destinação ecologicamente correta, ainda segundo a proposta do Executivo que está na Câmara. O projeto foi encaminhado no dia 8 de fevereiro e aguarda o parecer da Comissão de Justiça e Redação para que seja votado pelos vereadores.

De acordo com o diretor do Meio Ambiente de Olímpia, Fernando Velho, a lei foi feita nos moldes da existente no Rio de Janeiro, onde a sacola foi proibida em 2009 -os estabelecimentos tiveram prazo de um ano para se adaptar. A lei em Olímpia seria válida para empresas com área construída superior a 200 m2.

A proposta é tirar de circulação o produto com o argumento de que sua decomposição na natureza é lenta. Ao município, caberá fazer campanhas de conscientização na rede municipal de ensino. Os locais terão ainda, caso a lei seja aprovada, um ano para se adaptar e colocar avisos na loja incentivando o consumidor a levar a sua própria sacola reutilizável de casa.

Da Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário