quinta-feira, abril 05, 2012

Tecnologia, uma grande aliada da Sustentabilidade?

No mundo contemponeo, é inegável a necessidade do uso da inovação tecnológica como meio gerador de mudanças. Contudo, em meio a esse desenvolvimento há um impacto fortíssimo visto através da degradação do meio ambiente. Portanto, faz-se necessário pensarem uma inovação tecnológica que promova o respeito a um meio ambiente saudável, haja vista ser um direito de todos.
A  tecnologia pode ser uma grande ser uma grande aliada na minimização de impactos ambientais, visto que esse conceito baseia-se justamente na elaboração de estratégias econômicas e ambientais visando a redução de resíduos e emissões. Podemos citar como os processos de bioremediação onde se utiliza microorganismos para recuperação de áreas degradas, a captação do gás metano em aterros sanitários, a obtenção de gesso reciclável a partir de rejeitos de construção e demolição, as chamadas metralhas. 
Existe hoje no Brasil uma grande necessidade de investimento em pesquisa científica para que possamos encontrar soluções tecnológicas viáveis visando a conservação ambiental. 
Há também uma grande necessidade de engenheiros,  tecnólogos e técnicos  que são atores fundamentais na construção da sustentabilidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário