domingo, novembro 06, 2011

CICLOVIAS E MOBILIDADE URBANA

Quem mora nas grandes cidades percebe o grande aumento no fluxo de veículos motorizados. Enquanto as empresas automobilísticas comemoram o aumento considerável das vendas, a população perde saúde e tempo em congestionamentos que batem recordes. As soluções encontradas pelas administrações são o alargamento de ruas, duplicações e construções de minhocões e pontilhões que causam grande dispêndio nos cofres públicos.

Percebemos que essas ações resolvem os problemas de forma paliativa já que o número de carros não para de crescer. Também sabemos que a fuligem liberada pelo escape dos automóveis é responsável pela poluição das grandes cidades e causadora de doenças respiratórias.

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade não possui nem uma estrutura mínima que é ter as suas vias de acesso devidamente pavimentadas, sinalizadas e um sistema moderno que garanta a acessibilidade de todos. Existe uma série de projetos de mobilidade urbana criados pelo governo do estado de Pernambuco que contemplam o município de Jaboatão dos Guararapes, mas que ainda não saíram do papel como as integrações e o binário de Cajueiro Seco.

Prefeitos enxergam as bicicletas somente como objeto de lazer. Ciclovias são construídas somente para passeio, sem a preocupação em interligar bairros e pontos estratégicos permitindo ao ciclista usufruí-la como meio de transporte.

A construção de ciclovias, valorização do metrô como transporte público de qualidade e até a criação das caronas solidárias são formas de termos meios de transporte mais saudáveis, democráticos e mais ágeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário