segunda-feira, outubro 17, 2011

Congresso Nacional de Educação Ambiental representa avanço na produção científica ambiental Brasileira

Fonte: Prof. Djalma Junior

Do dia 12 ao dia 15 de Outubro, O II Congresso Nacional de Educação Ambiental & IV Encontro Regional de Biogeografia reuniu professores, pesquisadores e alunos de várias áreas do conhecimento discutindo temas relacionados ao meio ambiente. Através dos minicursos, conferências e palestras com personalidades como Michele Sato, Ricardo Braga, Giovanni Seabra dentre outros e o mais importante: a apresentação de artigos científicos e trabalhos ficou evidente a crescente produção científica na área ambiental.

Como participante do congresso, apresentei um artigo falando sobre o manejo adequado de resíduos sólidos em escolas municipais em Jaboatão dos Guararapes. Detectou-se na pesquisa que nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes há um altíssimo quantitativo de resíduos plásticos porque a merenda é terceirizada, ou seja, os copos, talheres e pratos são descartáveis.

Não há destinação adequada dos resíduos gerados.
Espero os trabalhos apresentados, inclusive este, sirvam de parâmetro para implementação de políticas públicas em todos os recantos desse país. Sabemos que quem sofre as consequências pela falta de cuidado com o meio ambiente são a grande massa excluída da nossa sociedade e a ciência deve estar à serviço do povo e não de uma elite que busca sempre se apropriar dos nossos recursos naturais para interesses particulares.

Jaboatão tem sido vergonha nacional com a questão do saneamento e chegou a hora de agir e não de ficar colocando culpa em gestões passadas, pois existe uma grande massa de excluídos buscando a libertação e a ciência em parceria com polítcas públicas é o caminho para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário