terça-feira, outubro 18, 2011

PE FOLIA E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS

Muito se falou sobre o PE FOLIA, carnaval fora de época que foi patrocinada pela prefeitura de Jaboatão e Secretaria de Cultura. O debate teve o foco nas questões culturais e socioeconomicas decorrente da sua realização. Se deveria ou não ser feito o evento, a questão da violência e outros aspectos correlatos. Porém ninguém explorou o aspecto ambiental, analisando se o evento, que foi realizado na orla, causou impactos ambientais que troxeram de alguma forma prejuízos para a nossos recursos naturais.

Foi feita campanhas para alertar os participantes sobre a necessidade de se cuidar da praia, de não jogar lixo no local, de se fazer suas necessidades fisiológicas nos banheiros instalados e não na praia.

Sabe-se também que este tipo de evento há um grande consumo de bebeida alcóolica e refrigerantes que normalmente são de alumínio e de PET. Será que houve parcerias com coopeerativas que pudessem recolher esse material? E os recipientes de coleta seletiva? A prefeitura trabalhando em conjunto secretaria de educação, meio ambiente en cultura tiveram a preocupação de infromar as pessoas que elas não jogassem sua latinha no chão e sim num local destinado a coelta seletiva para destinação adequada?

Tudo isso não foi levantado pela mídia local e ficamos apenas focados na dualidade deve-se ou não fazer o evento? sem avaliar os impactos que o mesmo poderia causar.
Não estou aqui dizendo que não se deve fazer nenhum evento na praia por conta dos impactos gerados, porém deve-se planejar ações no sentido de minimizar esses impactos.

Ah, em relação às perguntas feitas anteriormente eu posso respondê-las: NÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário