sábado, agosto 20, 2011

Qualidade do ar em Jaboatão dos Guararapes: Uma análise crítica

As fontes de emissões de poluentes são as mais variadas possíveis. A emissão dos gases tóxicos por veículos automores é a maior fonte de poluição atmosférica. Nas cidades, esses veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar, porque emitem gases como o monóxido e o dióxido de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos e chumbo. Existem também outras fontes de emissão como as indústrias e as obras que geram um grande quantitativo de material particulado causando no homem distúrbios respiratórios, alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso, e em órgãos vitais, e câncer.

Jaboatão vem sofrendo graves problemas pela quantidade excessiva de poluentes advindos das obras de recapeamento e das obras do binário causando uma série de problemas respiratórios a população do entorno. Este problema foi constatado por médicos e pesquisadores que concluiram que a causa dessas doenças, que afetam principalmente crianças e idosos, advêm de uma substância orgânica que faz parte da composição do piche e que é liberado.

Jaboatão dos Guararapes em sua grande parte é um municipio sem planejamento urbano e com um baixo índice de escolaridade. A falta de compromisso dos seus governantes vem ao longo dos anos fazendo com que a cidade passe a emitir cada vez mais poluentes seja pela grande quantidade de veículos ou pela falta de fiscalização dos órgãos competentes às empresas que emitem poluentes em fontes fixas.

Entende-se que Jaboatão dos Guararapes só se desenvolverá de forma sustentável quando sociedade civil, governo e empresários se unirem e que ações em prol do meio ambiente e da melhoria da qualidade do ar possam ser tomadas de forma prioritário deixando assim um ar mais puro para nossos filhos e netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário