quarta-feira, agosto 24, 2011

Quem suja o rio Jaboatão? E quem deve salvá-lo?

O Rio Jaboatão nasce no Engenho Pacas, na divisa com o Engenho Arandu de Cima, em Vitória de Santo Antão. Depois de percorrer vários quilômetros cortandos os municípios de Vitória de Santo Antão, Moreno e Jaboatão dos Guararapes ele despeja no oceano atlântico, depois de juntar-se ao pirapama na praia de Barra de Jangada.

O esgoto doméstico é o principal poluidor do Rio Jaboatão sendo responsável por 70% da carga poluidora da bacia. Com uma população do entorno de aproximadamente 446 mil habitantes, que em sua maioria ocupam o espaço de forma desordenada e um quantitativo de aproximadamente 100 indústrias na área são fatores que contribuem para o aumento da poluição do rio.

Além dos fatores já citados, também contribuem para a poluição do rio os resíduos das agroindústrias como os da Usina Bulhões e Dourados que são responsáveis por grande parte dos resíduos jogados no rio. Sem esquecer dos matadouros irregulares que funcionam proximos à bacia do Rio Jaboatão.Açoes de cunho administrativo precisam ser tomadas como a implantação sistemas de esgotamento sanitário na bacia.Infelizmente Jaboatão é uma das cidades menos saneadas do Brasil. A fiscalização por parte dos órgãos ambientais com instrumentos de comando e controle também devem ser intensificadas.Sem esquecer das ações educativas buscando sensibilizar a população de que se deve preservar os nossos rios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário