sexta-feira, fevereiro 10, 2012

IPTU VERDE como ferramenta para a sustentabilidade

Como um instrumento importante para a sustentabilidade, proponho aqui à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Secretaria inoperante de Meio Ambiente a instituição do IPTU VERDE. Experiências como essa foram implementadas com sucesso em Curitiba e poderiam ser transferidas para o nosso município.

O projeto tem como objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente.oferecendo em contrapartida benefícios tributários ao contribuinte.

Medidas como sistema de captação de água de chuva, reuso de água, aquecimento hidráulico solar, aquecimento elétrico solar, construções como material sustentável, sistemas de utilização de energia eólica e sistema de coleta seletiva para condomínios. Os Terrenos devem ter manutenção sem a presença de espécies exóticas tendo o cultivo de espécies arbóreas nativas.
Definiriam-se percentuais para cada atividade realizada dessas como desconto no IPTU. O contribuinte ganharia uma espécie de selo chamado "SELO AMIGO DO MEIO AMBIENTE".

Ações como essa, com certeza aumentariam a arrecadação de tributos e incentivariam a preservação do meio ambiente da nossa cidade. Infelizmente falta a integração da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a secretaria do meio ambiente para realizar tais projetos.

Termino aqui com a seguinte pergunta aos nobres leitores: O que faz, de fato, a secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes?

Com a palavra o secretário de meio ambiente ou alguém que fale por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário