segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Meio Ambiente e Sustentabilidade - Temática fundamental nessas eleições


Nunca antes se discutiu tanto sobre meio ambiente e sustentabilidade em nossa sociedade. As mudanças climáticas, os problemas de escassez de água e problemas que começam a fazer parte da realidade de todos como a problemática dos resíduos sólidos, faz com que o tema, que antes era coisa de ambientalista utopico, passe a ser debatido por todos os atores de nossa sociedade.

Cientistas, pesquisadores amadores e membros de organizações não governamentais se unem, ao redor do planeta, para discutir e levantar sugestões que possam trazer a solução definitiva ou, pelo menos, encontrar um ponto de equilíbrio que desacelere a destruição que experimentamos nos dias atuais. A conclusão, praticamente unânime, é de que políticas que visem a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos econômicos de qualquer natureza deve sempre ser a idéia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade que carece de polítcas públicas na área de meio ambiente. Temos uns dos piores índices de áreas saneadas do Brasil e isso interfere diretamente na saúde da cidade onde infelizmente temos condições precárias.

A coleta seletiva em nosso município praticamente não existe e não há programas eficazes que possam inserir os agentes ambientais(catadores de lixo) na dinâmica da política nacional de resíduos sólidos.

A construção de parques, fazendo com que possamos ter áreas de lazer que possam dar um equilíbrio climático com áreas verdes inexiste em Jaboatão. O que temos são espaços ocupados por bares que de forma arbitrária com sons de carros que desrespeitam às leis e as pessoas de bem desse município.

A revitalização da Lagoa Olho D´Água é algo que não sai do papel. Um ecossitema importantíssimo para o equilíbrio ecológico não vem sendo dado a devida importância que merece.

A educação ambiental não é trabalhada de forma pontual, sem nenhum trabalho consistente de integração com a sociedade.

E o futuro parece ser tenebroso, pois percebo em todos os pré-candidatos um desconhecimento do tema. Não há nenhuma discussão em cima da questão ambiental que considero como um dos pilares que devem ser trabalhados como fundamentais nessa eleição: EDUCAÇÃO - SAÚDE - MEIO AMBIENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário