terça-feira, fevereiro 07, 2012

Quem suja o rio Jaboatão? E quem deve salvá-lo?

Começo esse artigo com uma pergunta: existe uma reflexão da sociedade sobre a água potável que poderá,em algumas décadas acabar, se nada for feito? Provavelmente todos irão dizer que não. Pois bem, aqui em Jaboatão dos Guararapes, temos o Rio Jaboatão ,que também fornece água para outros municípios, vem decididamente contribuindo para a poluição das praias urbanas do nosso estado.
Os esgotos derramados diretamente na bacia fazem com se torne mais difícil o controle de sua preservação.
As fontes de degradação podem ser dividir em dois grupos: atividades de origem urbanas e industriais.
O primeiro grupo inclui lixo urbano, ocupação desordenada das margens dos rios e o esgoto doméstico. Jaboatão dos Guararapes o que mais tem é lixo nas ruas e casas construídas de forma irregular em todas as áreas da cidade.
O segundo grupo estão representados por efluentes líquidos provenientes de indústrias de todas as áreas de atuação. Essas empresas causam impacto significativo à bacia sendo urgente um plano de revitalização da bacia do Rio Jaboatão.
Precisamos todos, sociedade civil organizada, órgãos públicos de todas as esferas nos unirmos em busca de soluções para a preservação de nossos rios que são importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Se a poluição do Rio Jaboatão for combatida, com certeza teremos menos ataques de tubarões em nossa orla.
Sou a favor de uma agência ambiental na esfera municipal com autonomia e recursos próprios para podermos não só discutir mas resolver problemas dessa importância. Uma boa pedida em ano eleitoral para os programas de governo que serão elaborados por candidatos de oposição e da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário