quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Vereador do Recife quer proibir que todo o lixo do Recife vá para um único aterro

O vereador do Recife pelo PSD Sérgio Magalhães apresentou projeto visando proibir que todo os resíduos sólidos gerados na cidade do Recife sejam destinados a um únicio aterro sanitário como acontece, atualmente. A justificativa do parlamentar é que ações como essa podem ajudar que não haja um monopólio do lixo em empreendimentos particulares gerando conflitos e deixando o município sem alternativas para a destinação dos seus resíduos sólidos.

Opinião do Blog: Acho que hoje temos empreendimentos desse porte cuidando do lixo da RMR pela incapacidade e falta de competência na gestão de resíduos sólidos dos nossos governantes.
Provavelmente, se a prefeitura do Recife está destinando seus Resíduos Sólidos para um único aterro(CTR Candeias), com certeza será por uma questão de logística facilitando transporte e reduzindo custos. Descentralizar talvez seria aumentar custos.
Outra fator é a falta de opções para se instalar outros aterros sanitários na RMR. Dificuldades do ponto de vista geológico e até socioambiental inteferem na construção de empreendimentos que são impactantes. O que não entendi é se o vereador quer a criação de um aterro público ou apenas que os resíduos sejam destinados para mais de um aterro particular. Se for para criação de um aterro público não sou a favor pois acho que temos outras prioridades e podemos continuar com a iniciativa privada cuidando disso e se for para destinar em vários aterros acho inviável do ponto de vista de logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário