quinta-feira, setembro 01, 2011

AVANÇO DO MAR EM JABOATÃO : PROBLEMA ANTIGO, RESOLUÇÕES ARCAICAS



Os moradores da orla de Jaboatão tem convivido com um sério problema ambiental: O avanço do Mar. A época mais aguda ocorre entre julho e setembro quando os ventos estão mais fortes e as marés mais altas.As causas do avanço do mar estã o relacionadas desde à mudanças climáticas à ocupação urbana desordenada. Consequentemente, a água invade e destrói prédios, bares e restaurantes construídos na orla marítima.

Estudos técnicos detectam o problema, mas os órgãos públicos não executam as obras necessárias.

Ações como a drenagem de algumas ruas e a retirada de areia acumulada na orla são fudamentais para manter o equilíbrio da orla. Porém o que se faz é a utilização de pedras para proteger os prédios. As pedras protegem o terreno mas não devolvem a configuração original da praia.

Acho que o fato do prefeito ter decretado situação de emergência por conta do avanço do mar foi uma decisão correta e inevitável. Porém, faltou planejamento para essa época que é notoriamente de grandes ventos e marés altas como foi falado no início.

E onde entra a Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão nesse embróglio todo? não está sendo ouvida nessa discussão que passa também é de sua competência ou não tem quadros técnicos competentes para participar dessa empreitada?

Será que o Secretário de Meio Ambiente é uma Rainha da Inglaterra?

E a associação dos moradores da orla, como se posiciona sobre a questão?

Qual o nível de responsabilidade que a CPRH possui nesete episódio?






Um comentário:

  1. Entre no YOUTUBE digite BAGWALL e assista o vídeo dessa nova tecnologia de sucesso no controle da erosão costeira no Brasil.

    ResponderExcluir