quarta-feira, setembro 07, 2011

INDEPENDÊNCIA OU MORTE NESSE DIA 7 DE SETEMBRO?

Nesse dia 7 de setembro onde é comemorado o dia da independência do Brasil e onde se lembra o grande grito com a famosa frase "Independência ou Morte", precebemos que o Brasil ainda é um país dependente. 

Dependente de um modelo desenvolvimentista que não leva em consideração a conservação dos recursos naturais, recursos esses que são vitais para nossa perpetuação. Dependente dos automóveis que por questão cultural ou de Status vem causando uma série de engarrafamentos, inviabilizando a nossa mobilidade urbana. 

Dependente de um visão obtusa sobre os resíduos sólidos, ou seja, o lixo que além de minimizar impactos no solo e na água poderá ser uma grande fonte de renda para milhões de brasileiros.

Jaboatão dos Guararapes, como não poderia ser diferente, também está inserido neste contexto, só que com um agravante: não temos movimentos organizados que cobrem dos poderes públicos constituídos ações enérgicas para a melhoria da qualidade de vida do cidadão a partir do oferecimento de políticas públicas ambientais. 

Com uma secretaria de meio ambiente sem estrutura e decorativa e a falta de pessoas engajadas nessa luta acho que o nosso meio ambiente não será independente e sim morrerá se não nos juntarmos em busca de um meio ambiente equilibrado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário