sábado, setembro 24, 2011

O Dia Mundial sem Carro e a preparação para a Copa de 2014 no Brasil: Onde Jaboatão se enquadra nisso?

O dia mundial sem carro é uma evento que surgiu em algumas cidades européias e que se difundiu pelo mundo determinando o dia 22 de setembro como o dia de deixar os carros na garagem optando pela bike, ir a pé ou utilizar o transporte público.

Infelizmente a tranporte público em Pernambuco é de péssima qualidade fazendo com que as pessoas, em busca de conforto, saiam de carro transformando as principais ruas do Recife num caos.

Existem, em função da Copa de 2014, vários projetos de mobilidade urbana que se realmente forem executados irão melhor e muito a qualidade do trânsito do nosso estado.
Jaboatão dos Guararapes é um exemplo vivo da imobilidade urbana em um município carente de vias de acesso, transporte público desorganizado e sem fiscalização. Sem falar nas ruas que são ocupadas por vendedores ambulantes fazendo com que as pessoas tenham que dividir as vias públicas com os carros.

Projetos que visem a criação de corredores exclusivos de ônibus e ciclovias são ainda um sonho bem distante em Jaboatão. É preciso vontade política e capacidade técnica para implementar projetos estruturais que visem uma melhor mobilidade dos Jaboatonenses dando melhor qualidade de vida aos mesmos.

Percebemos uma série de projetos em outros municípios da região metropolitana do Recife como Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata e Jaboatão ainda não tem propostas concretas para avançar nesse ponto e precisará pois tem uma rede hoteleira que será beneficiada com os jogos da Copa.

Um dos principais objetivos do Dia Mundial Sem Carros, é mostra que existem outras formas de se locomover pelas cidades, sem a necessidade de sair, praticamente sozinho, num automóvel. Contudo, infelizmente sem a melhoria da qualidade do transporte público, isso é quase impossível.

Esperemos que as obras comecem a sair do papel, e que a melhoria da mobilidade das grandes cidades, realmente aconteça. Não com o aumento de vias para mais carros, mas com a melhoria do transporte público. A população tem que fazer seu papel, cobrar das autoridades e fiscalizar as obras, só assim teremos no Brasil um transporte público de qualidade.


Fonte: Djalma Junior



Nenhum comentário:

Postar um comentário