domingo, setembro 18, 2011

BIODIGESTORES: AJUDA AO MEIO AMBIENTE

A fossa séptica biodigestora soluciona um antigo problema

A falta de tratamento de água e esgoto nas residências brasileiras é, segundo o Ministério da Saúde, a causa de 75% das internações hospitalares no Brasil. Além disso, a técnica da fossa negra, muito utilizada na zona rural, acaba contaminando o lençol freático. Pensando em uma maneira mais sustentável de construir uma fossa, a EMPRAPA desenvolveu a fossa séptica biodigestora. Além de ecológica e não poluente, este tipo de fossa produz adubo orgânico que pode ser usado no cultivo de plantas.

Na fossa séptica biodigestora utiliza-se 3 caixas d´água conectadas e enterradas. A primeira caixa recebe todo mês uma mistura de água com esterco bovino que, misturada as fezes humanas, fermenta produzindo o adubo. Além das vantagens mostradas, a técnica dispensa grandes quantidades de água utilizadas em serviços de manutenção do sistema hidráulico, como a limpa fossa. O que preserva o "ouro líquido", tão escasso nos dias de hoje.

Com tecnologias assim transformamos problemas ambientais em soluções para nosso dia a dia. Não é maravilhoso?

Um comentário:

  1. Olá amigo,
    Queria que você me desse uma pista de como acesso em Pernambuco o andamento da legalização do biogas os biogestores lei que entrará em vigor a partir de 2014. Ou seja, não existirão mais lixão. Tenho contato com os ténologos que dominam esta técnica na Alemanha
    Atenciosamente
    José Zulmar Lopes
    E-mail jzlopes@terra.com.br
    Site: http://www.insadi.org.br/quem+somos/teaminfo.asp?jzl
    LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/josezulmarlopes
    Skype: jzlopes1

    ResponderExcluir