quinta-feira, dezembro 22, 2011

ENEM : MEDIDOR DE NOSSA INCOMPETÊNCIA

Fonte: Djalma Junior

Lá ia eu hoje pela manhã no meu cooper diário quando me deparei com a seguinte manchete no jornal : "NOTAS ABAIXO DO ESPERADO NO ENEM" e fique me perguntando: por que esse fato está contecendo?

Será o exame ruim não sendo idela para medir o conhecimento dos alunos ou esse resultado demonstra uma falência do nosso sistema de ensino?

Penso eu na minha humilde opinião que esse resultado é uma sinalização de que algo está errado no nosso sistema de ensino. A maneira arcaica e descontextualizada com que é passado os conteúdos ao alunos faz com que os mesmos não desenvolvem o poder de raciocício crítico.

Outra coisa é essa famigerada forma de ensinar direcionada ao vetibular que hoje nada mais é do que um monstro que só beneficia os cursinhos pré-vestibulares.

As escolas públicas infelizmente não oferece um ensino de qualidade a seus alunos. Com exceção de algumas instituições como colégio de aplicação e IFPE, a maioria apenas é um depósito de alunos que estão ali totalmente desestimulados. Os professores são mal pagos e em sua maioria estão defasados pois não têm tempo de se capacitarem por dupla e até tripla jornada de trabalho.

A rede municipal de Jaboatão dos Guararapes mostra a vergonha que é o sistema de ensino público hoje. Com a maioria dos seus prédios alugados, os alunos são colocados em locais sem a mínima estrutura ou não podem dizer que assistem aula em sua escola de fato pois estão assitindo aula em outra instituição de ensino como por exemplos alunos da rede municipal que assistem aula em prédio alugado da Escola Dom Carlos Coelho na Massangana.

É preciso encarar com seriedade a educação que é o futuros dos nossos jovens. Se você não cosntroi escolas como quer uma sociedade mais justa e mais democrática? e não venha com essa de que estava arrumando a casa pois quando se tem vontade política se faz e o orçamento destinado a educação permite que se faça muito por essse povo que se cansou de tantas promessas.

O ENEM é um modelo de teste interessante, onde busca avaliar o aluno de forma interdisciplinar a partir de eixos temáticos onde conceitos como sustentabilidade, ciência e tecnologia e linguagem e raciocínio lógico são predominantes. Precisamos direcionar os alunos para esse tipo de avaliação fazendo com que ele contextualize o que está sendo pedido nas questões e isso só se consegue com uma mudança de paradigmas a partir da leitura que é a base da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário