quarta-feira, dezembro 07, 2011

A AGENDA 21 LOCAL E A PERCEPÇÃO DO MEIO

A Agenda 21-Local foi moldada para fazer uma espécie de média de opiniões entre os cidadãos de um mesmo município, através de suas percepções cotidianas, visto que certas particularidades de uma cidade são do conhecimento exclusivo de seus moradores, não sendo evidentes para aqueles que estão apenas de passagem.

O que se procura nos fóruns das Agendas 21-Locais é o conhecimento do comportamento das sociedades de formas individualizadas, face aos seus espaços.

A palavra perceber é muito rica em significados: apoderar-se de; adquirir conhecimentos através dos sentidos; aprender através da inteligência (do raciocínio lógico); distinguir; notar; ver; ouvir e entender.

Todos os seres vivos, quer animais ou plantas, estão dentro de um meio ambiente, ou mais propriamente, dentro de um habitat e acostumados ao que nele acontece dentro da normalidade do dia-a-dia.

Vamos tecer algumas considerações com relação ao animal homem e à sua percepção de seu entorno.

É fato sabido que os homens não são iguais entre si, por aspectos econômicos, sociais, de saúde, de conhecimentos etc. e dessa forma, têm graus de percepção diferentes do meio ambiente em que se situam.

Um homem comum vê um rio à sua frente pensando nele como uma forma de lazer: nadar e pescar e provavelmente nunca pensará naquele rio como o manancial das águas que ele próprio está bebendo. Um artista vê o rio como uma paisagem inspiradora; já um industrial o vê como uma fonte de recursos que pode ajudar na sua produção, ou uma forma de descartar seu efluentes. Já um ecologista enxerga aquele corpo d’água pensando em sua biota saudável, enquanto que um ambientalista o vê, apesar de suas águas estarem sendo usadas, como se deve proceder para que ele sobreviva.

Já pensaram se todos nós olhássemos o ambiente à nossa volta, não só pela paisagem que ele nos fornece, mas sim, exclusivamente pelo ar que abrange essa paisagem e o que ele pode conter e fazer mal à nossa saúde? Acho que isso não seria bom, visto que o mundo, provavelmente, se transformaria numa legião de paranóicos.

Os graus de percepção, todavia, não se referem apenas à observação e sentimento dos aspectos envolvendo o meio ambiente no sentido estrito de sua significação, mas atingem a todas as nuances do cotidiano como o comércio, o trânsito, a segurança, a saúde, a pobreza, o desemprego, a educação e uma dezena de outros aspectos com que o cidadão convive no dia-a-dia.

A pesquisa pública baseada nos graus de percepção dos cidadãos de um mesmo município é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento dos trabalhos dos Grupos Temáticos que compõem a Agenda 21-Local, quando direcionada para os temas específicos tratados pelo Grupo.

Fonte: Gil Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário