segunda-feira, dezembro 19, 2011

Rio +20 na Assembléia Legislativa de Pernambuco

Fonte: Waldir Benevides

Criada em 1997, a Frente Parlamentar Ambientalista (FPA) é um coletivo de deputados, senadores e entidades da sociedade civil com a missão de discutir e propor alternativas orientadas para o desenvolvimento sustentável.

Rio+20 é a abreviatura para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, de 20 a 22 de junho de 2012. A expressão “+20” deve-se ao fato de que a conferência ocorrerá vinte anos depois da “Rio-92”, ou “ECO-92”, que também aconteceu no Rio de Janeiro.

A agenda do RIO+20 tem o objetivo de sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados à questão ambiental.

Foram Elencados cinco eixos de discussão: 1) Biomas; 2) Recursos hídricos; 3) Meio ambiente urbano; 4) Energia; 5) Segurança alimentar. As discussões desses cinco temas serão orientadas segundo os dois eixos básicos da Rio+20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara realizou nesta última sexta-feira (16/12/2011), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife, debate sobre a produção energética no Brasil.
O evento reuniu especialistas, representantes da sociedade civil e do Poder Público para discutir o atual modelo da matriz energética brasileira e as possíveis alternativas para aproveitar o potencial brasileiro.
Energia é um dos cinco temas abordados pela frente parlamentar em uma série de debates preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho de 2012. Cada debate foi marcado em uma região do País.
O objetivo é produzir um diagnóstico e propor alternativas para solucionar os principais problemas relacionados ao meio ambiente no Brasil. O resultado será levado para a conferência no Rio de Janeiro.
“Estamos às vésperas de uma reunião mundial, talvez a mais importante desse início de século 21. Neste momento, o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos, mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos”, afirmou o coordenador da frente e presidente da Subcomissão Especial da Rio+20, deputado Sarney Filho (PV-MA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário