sexta-feira, dezembro 23, 2011

Retirada de areia para contenção do avanço do mar preocupa pescadores e marisqueiros

Pescadores e marisqueiros do Cabo de Santo Agostinho estão em estado de alerta por causa do projeto de contenção do mar da região metropolitana.

A grande preocupação dos mesmos é que a grande quantidade de areia que será tirada do oceano em áreas do litoral do Cabo de Santo Agostinho possa interferir na dinâmica dos corais e mangues trazendo prejuízos para a pesca artesanal.

O Cronograma de audiências públicas começa a partir de Janeiro de 2012 e a atenção dos pescadores está voltada para a mobilização dos trabalhadores onde os dois grupos, tanto os pescadores como os marisqueiros, devem estar unidos nessa luta.

No momento o ITEP está cuidando da elaboração do EIA –RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental).

O projeto de contenção para o mar envolve os municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

Dizem as más línguas que o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes já falou que o projeto sai de qualquer jeito independente de impactos causados contrariando ambientalistas e até pesquisadores e técnicos envolvidos. Não é assim prefeito que se constrói o processo democrático. E sustentabilidade se faz ouvindo todos os atores envolvidos prejudicando o mínimo possível esses trabalhadores que sobrevivem dessa atividade. Agora eu entendo porque a Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão dos Guararapes vive a pão e água e não temos uma política ambiental definida no município.

Um comentário: