sexta-feira, janeiro 13, 2012

Cidades Sustentáveis - Por que Jaboatão não participa dessas parcerias?

Uma parceria entre o Porto Digital e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade irá trabalhar a implementação de soluções tecnológicas dentro de um novo conceito que é o das cidades sustentáveis.
Existirá uma discussão sobre a questão do lixo eletrônico no estado onde, em Fevereiro, será apresentado no Seminário Internacional de Resíduos e Equipamentos Eletroeletrônicosque terá representantes da academia, governo e indústria. Segundo o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, na ocasião serão discutidos desafios e oportunidades para colocar em prática soluções sustentáveis.
A reunião que aconteceu na terça(10) contou também com a participação do Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) SérgioXavier.
A concepção das cidades inteligentes possui alta complexidade que envolve a gestão de resíduos em alta escalas, evitar desperdício de água e uso racional de energia, além da utilização de inteligência artificial para o gerenciamento de serviços urbanos e conserevação de espaços naturais.
Por que Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Meio Ambiente, não participa dessa parceria junto com os órgãos citados para discutir esse conceito que é muito pertinente hoje e implantar projetos para nossa cidade?
Para não ficar só na crítica estou sugerindo: Elaborem projetos, pois não se precisa de dinheiro para elaboração de projetos sustentáveis e sim competência. Depois, se não há verbas na secretaria, busquem captar recursos via Ministério do Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e órgãos fomentadores.
O problema é que existem algumas secretarias na gestão Elias que, ficam apenas choramingando pela falta de verbas e quadros técnicos quando deve-se buscar parcerias para dar visibilidade à pasta. São os chorões da Gestão Elias Gomes, mas se quiserem Consultoria eu dou!!

2 comentários:

  1. Muito bom, o seu comentário, Djalma.

    Percebo que as últimas administrações do município de Jaboatão deixaram (e continua deixando) MUITO à desejar, do ponto de vista territorial.

    Basta sair da Regional Praias em direção à outros distritos do município e verificar o abandono de diversos ambientes, equipamentos e locais que deveriam ter prioridades elevadas nessas gestões para Jaboatão poder participar dessas parcerias e atingir esse tão sonhado crescimento/desenvolvimento sustentável.

    Nós, jaboatonenses, estamos muito longe de atingir o status de 'CIDADE SUSTENTÁVEL' (infelizmente), mas tenho certeza que seremos incluídos na lista dos municípios ambientalmente corretos, em um futuro próximo. No meu ver, a conscientização da sociedade do Jaboatão para se mobilizar e buscar junto aos 'chorões', soluções concretas, eficazes, eficientes e efetivas(!!) para esse caos sócio-ambiental que está impregnado nossa cidade, é o primeiro passo para podermos pensar em sustentabilidade ambiental.

    Me sinto envergonhado em trafegar pelas principais avenidas de Prazeres, Cavaleiro, Jaboatão centro, pela verdadeira bagunça e desordem que nelas existem;
    Fico entristecido quando visito alguns pontos do médio e baixo curso do rio Jaboatão, além da lagoa Olho D'água, pelo verdadeiro descaso dos moradores e do poder público por esses importantes ambientes;
    Às vezes tenho medo de visitar o centro de Jaboatão e ficar asfixiado pela alto nível de poluição atmosférica, ali presente;
    E os resíduos sólidos(lixo)? Sem comentários. Ainda bem que temos uma empresa que está dando um tratamento 'adequado', mas e a produção? A coleta?

    Enfim,
    São vários os problemas sócio-territoriais que impedem Jaboatão de ser uma cidade sustentável, mas as minhas ações são efetivamente positivas e colaboram para ajudar a nossa 'cidade' atingir esse alto nível ambiental.

    Espero que as suas também sejam.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntos nessa luta Ney por um Jaboatão mais justo, com sustentabilidade.

    ResponderExcluir