terça-feira, janeiro 24, 2012

Entrevista com pré-candidatos sobre Meio Ambiente começa hoje.

O Blog Conexão Meio Ambiente em parceria com o Blog do Roberto começam a fazer algumas perguntas aos pré-candidatos à prefeitura de Jaboatão dos Guararapes sobre o tema meio ambiente. O primeiro será o pré-candidato do PTB Luiz Carlos Matos.


1 – Conexão Meio Ambiente/Blog do Roberto: Gostaria que o pré-candidato primeiramente se apresentasse falando um pouco de sua formação acadêmica e política.

Formado em Geologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especializei-me, inicialmente, em Hidrogeologia (Estudo das Águas Subterrâneas). Exerci, durante 15 anos, função de chefia no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Pernambuco (DER-PE), prestei consultoria na área de Geologia de Engenharia em diversas empresas privadas e públicas. Atualmente, coordeno projeto de implantação de um Distrito Industrial, à frente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Ipojuca. Presidi a Associação de Geólogos de Pernambuco (AGP).
Na área da política, posso dizer que toda minha carreira foi desenvolvida em Jaboatão, onde fui Vice-Prefeito e presidente de Câmara Municipal. Atualmente, sou presidente do PTB local.

2 –
Conexão Meio Ambiente/Blog do Roberto: Como o senhor vê o cenário político em Jaboatão atualmente?
A estabilidade econômica e os bons momentos vividos pelo Estado de Pernambuco favoreceram a discussão política nos nossos municípios. Isso é válido para Jaboatão dos Guararapes. O cenário é promissor para as discussões a respeito dos temas de interesse da população, que na verdade, é o que importa para a sociedade.

3 –
Conexão Meio Ambiente/Blog do Roberto: Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 8% do esgoto de Jaboatão é coletado e tratado. Quais suas propostas para o saneamento básico no município?
Quando falamos de saneamento básico, devemos entender que não estamos abordando apenas esgotamento sanitário. O tema é mais complexo e também envolve os serviços de abastecimento d’água, drenagem, limpeza urbana. Não é necessário muito esforço para perceber a carência da população jaboatonense destes serviços. Sem dúvida, um tema que merecerá toda a atenção do próximo governante.
Atualmente, a Compesa desenvolve um processo de parceria público-privada, que objetiva a implantação de sistema de esgoto sanitário na RMR, incluindo Jaboatão. Propõe-se, num futuro governo do PTB, a efetiva participação do município nas discussões sobre prioridade de áreas, soluções técnicas, aspectos ambientais resultado em obras eficientes que serão frutos de uma estreita relação de trabalho e cooperação entre o poder municipal e a Companhia Pernambucana de Saneamento.
Projetos alternativos, já existentes de forma bastante positiva em outros municípios, também serão desenvolvidos para que possamos alcançar resultados significativos para Jaboatão de uma forma mais democrática, ampla e geral.

4 –
Conexão Meio Ambiente/Blog do Roberto: O governo Elias Gomes transformou a secretaria de meio ambiente em secretaria executiva sem poderes e sem nenhuma estrutura para implantação de políticas públicas. Quais os seus planos para essa secretaria?

Na prática, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente é apenas mais uma entre as 33, existentes no organograma municipal, (23 secretarias executivas e 10 de primeiro escalão) que formam uma estrutura basicamente voltada para atender interesses político-partidários. Essa atitude demonstra pouco interesse por um assunto que considero extremamente importante e que está em pauta no mundo inteiro.
A proposta do PTB é ter uma máquina eficiente diretamente ligada ao Prefeito. Com minha formação técnica e experiência adquirida no Poder Legislativo (criei a Comissão Técnica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), proporei, junto ao partido, a criação de uma Secretaria de Meio Ambiente dotada de recursos financeiros e humanos compatíveis com a importância do município. Estamos estudando a possibilidade de criação da Companhia Municipal de Meio Ambiente, empresa responsável por licenciamentos ambientais inerentes à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário