domingo, janeiro 22, 2012

SANEAMENTO INTEGRADO: UMA SOLUÇÃO PARA JABOATÃO DOS GUARARAPES

Em tempos de inaugurações de pavimentações pelo prefeito Elias Gomes irei aqui propor soluções mais estruturadoras para esse município que sofre com a falta de saneamento.
O saneamento Integrado representa uma alternativa para um novo ordenamento para o saneamento da Cidade sendo composto por ações intersetoriais que visam dotar o ambiente urbano das condições adequadas para uma vida saudável. Integram essas ações intervenções de abastecimento de água, esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem, melhoria/implantação de instalações hidrossanitárias, intervenções urbanísticas, educação sanitária/ambiental, coleta/destinação do lixo,controle de vetores/doenças e permanente operação/manutenção dos sistemas.
Ações exitosas como as da cidade do Recife nos bairros da Mustardinha e Mangueira mostram que é possível criar um modelo de sucesso na área de saneamento não apenas baseado na pavimentação de ruas.
Agora eu pergunto: como o município de Jaboatão dos Guararapes que reconhece que seu maior problema é o saneamento básico e quer resolvê-lo não possui uma secretaria de saneamento que tenha recursos suficientes para resolver essa problemática?
O prefeito deve saber que estamos aqui não só apenas para criticar, mas para propor soluções para o município. Por que não criar um fórum municipal de saneamento básico e a partir daí uma secretaria especial de meio ambiente onde houvesse uma interação com as secretarias de meio ambiente e saúde?
São sugestões que se essa prefeitura que ai se encontra não possui assessores capacitados precisam assimiliar.
Ações como a criação de uma autarquia municipal de saneamento, de um fundo municipal, além de uma gestão compartilhada com a compesa também são soluções oportunas.

O blog do Roberto junto com a o Conexão Meio Ambiente são instrumentos para construção da cidadania. Todos estão convidados a participar. Ninguém será excluído dessa construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário