sexta-feira, janeiro 27, 2012

O QUE SIGNIFICA SELO VERDE





O selo verde representa um elo entre o fabricante e o consumidor. Serve como identificação para produtos que causam menos impacto ao meio ambiente. O selo é um parâmetro informativo para produtos que estão dentro das especificações ambientais.

O selo verde surgiu a partir de governos e Organizações Não-Governamentais (ONGs), principalmente as da Europa. A partir dessa ação passa-se a ter um conjunto de normas para proteger florestas tropicais a partir de acordos internacionais.

Um dos selos mais conhecidos no mundo é o FSC( Forset Stewardship Council), que é um selo de madeira e produtos derivados, como móveis e estruturas da construção civil. As madeiras advindas de madeireiras que possuem esse selo verde devem apenas comercializar produtos que foram retirados da floresta de forma sustentável e que estejam dentro de um plano de manejo reconhecido por organismos reconhecidos internacionalmente.

No Brasil existem aproximadamente 600 selos verdes ou com particularidades de sustentabilidade, onde grande parte é adicionada pelas próprias empresas sem uma auditoria ou análise isenta.

Esses selos que são autodeclarados geram dúvidas nos procedimentos e critérios estabelecidos, deixando no ar a dúvida sobre a qualidade dos produtos e serviços verdes.

Não há no Brasil um órgão responsável pelo endosso das certificações que existem no mercado, deixando o consumidor sem a certeza de que determinada empresa está agindo com responsabilidade ambiental na produção de seus produtos.

Com a crescente conscientização da população em relação às questões ambientais, a sociedade passa a cobrar mais das empresas um compromisso maior com o meio ambiente exigindo os selos verdes. Mas para que possamos ter maiores resultados, é necessário que o estado possa criar um selo único que atenda as normas ambientais e que passe confiabilidade ao consumidor tendo certeza da procedência do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário