terça-feira, janeiro 24, 2012

Locomova-se para a cidadania


Enquanto nossas preocupações são em não atrasar o pagamento de contas, pegar grandes engarrafamentos ou enfrentar mais um dia de trabalho, existem pessoas que enfrentam problemas muito mais graves, além dos que já foram citados.
Para os cadeirantes, as cidades oferecem grandes obstáculos cotidianos: calçadas esburacadas, muitas escadas, meios de transportes não adaptados. Entretanto, apesar das dificuldades, muitos cadeirantes não se entregam aos obstáculos urbanos e sociais. São pessoas que enxergam através do problema, vão além, buscando seus direitos, entre eles, o de ser feliz.
O direito de ir e vir é de todo cidadão, portanto, acessibilidade não é um favor. Pessoas com algum tipo de deficiência não querem ser tratadas como ‘coitados’ ou ‘incapazes’.
É hora de encararmos a acessibilidade de uma nova forma, como uma melhoria para a mobilidade de toda a sociedade. E em especial, Jaboatão dos Guararapes precisa avançar nessa direção. Ruas estão sendo calçadas porém sem nenhuma visão de acessibilidade. Cadeirantes, deficientes auditivos e visuais precisam ter espaços para se deslocar com dignidade.
As pessoas "normais" não são respeitadas, senso jogadas para as ruas pelos camelôs e as calçadas praticamente não existem mais. Como as pessoas com deficiência irão se inserir em espaços acessíveis? É um desafio que só se resolve com vontade política e respeito às minorias. Coisa que até agora Jaboatão não priorizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário