quarta-feira, janeiro 11, 2012

Festival em Itamaracá será feita numa Área de Preservação Ambiental

Por Blog do Jamildo

Já está quase tudo pronto para o grande evento que promete levar mais de 10 mil pessoas para a Ilha de Itamaracá nos dias 14 e 21 de janeiro. Sol, mar e uma mega estrutura esperam pelos micareteiros no Itamaracá Fest 2012. Banda Eva e Cláudia Leite são duas das maiores atrações da festa. Porém, nem só de axé e bebidas uma festa se faz. A mega estrutura já está sendo armada, e, pasmem, numa área de preservação ambiental há menos de 50 metros do mar.

O local escolhido para receber o evento foi o Parque dos Coqueirais, nos arredores de um dos mais importantes pontos turísticos do Estado, o Forte Orange, há menos de 100 metros de onde, eventualmente, uma ou outra tartaruga marinha escolhe para desovar. Alguns metros mais adiante: o Instituto Peixe-boi. Quanto ao acesso, se dá por uma pequena estrada de mão dupla que já não suporta sequer o movimento habitual no período de veraneio. No caminho, um importante sítio histórico.

"Acho importante um evento como esse na Ilha, atrai pessoas e valoriza a cidade. Mas o ideal seria se acontecessem em áreas menos impactantes", se queixa o arquiteto Gustavo Costa.

Costa lembra ainda que caso a festa aconteça mesmo no local previsto, o Litoral Norte do Estado corre sérios riscos de seguir "o caminho equivocado do Litoral Sul", já diagnosticado e revisto pelo poder público. Para o arquiteto, que reconhece alguns avanços promovidos pela atual gestão do município, melhor seria estimular turismos menos predatórios e menos impactantes que valorizem o ecossistema e a história da Ilha.

"O prefeito até que tem feito boas ações nesse sentido, mas, talvez na ânsia de ver um 'boom' acontecer na Ilha, ele deu um passo maior que as pernas", refletiu se referindo ao prefeito petista, Rubinho.

Afim de estimular o debate e interromper a montagem da mega estrutura no Parque dos Coqueirais, que é protegido por decreto municipal, inclusive, Gustavo Costa denunciou a organização do evento à Promotoria da Comarca de Itamaracá no dia 9 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário